Quem Somos

Sua oportunidade de fazer o bem…

Este é o mote que nos levou a criar o Instituto Milton Luiz Pereira.

Para nós, seus fundadores, criar oportunidades para fazer o bem é realizar eventos em que se discutam temas relevantes no campo jurídico – e, por que não, além dele – e, com seus frutos, conseguir promover benefícios para a sociedade, por vezes aos seus membros menos afortunados.

Adiante, procuramos resumir quem somos, o que fazemos e o que pretendemos com essa grande iniciativa que conjuga cultura jurídica e ação social. Assim como ocorreu conosco, esperamos poder fazer todos se empolgarem e apoiarem essa modesta oportunidade de fazer o bem.

Muito obrigado,

Os membros do Instituto Milton Luiz Pereira.


O que é o Instituto Milton Luiz Pereira?

É uma associação sem fins lucrativos, que visa realizar eventos para discussões de temas jurídicos e sociais, bem como promover ações sociais, mediante campanhas e convênios, unindo assim as duas grandes vocações (jurídica e humanista) de seu patrono, que lhe deu o nome.

Como ele foi criado?

No segundo aniversário de seu falecimento, familiares e amigos do Ministro Milton decidiram continuar a sua obra e divulgar os seus princípios, por meio de uma associação que congregue todos aqueles que compartilhem seus ideais e creiam ser possível ajudar a construir uma sociedade mais justa e solidária.

Quem são seus associados?

De modo geral, podem se associar ao Instituto todos aqueles que querem ajudar a realizar as suas ações e objetivos. Amigos do Ministro Milton, profissionais do direito e de diversas outras áreas, voluntários que, da forma que podem, contribuem com os eventos e campanhas promovidas.

O que faz o Instituto Milton Luiz Pereira?

Como diz o seu slogan, promove “cultura jurídica e ação social”. Por um lado reúne personalidades eminentes em encontros, seminários, publicações e estudos jurídicos diversos; Por outro lado, usa dos frutos desses eventos para firmar convênios e campanhas para diversas ações sociais, como assistência jurídica, médica e odontológica gratuitas para necessitados, bolsas de estudo para crianças carentes, angariação de fundos para obras sociais etc.

Como e onde são aplicados os resultados dos eventos do Instituto?

A renda dos eventos e as doações recebidas são usadas para custear as campanhas de assistência e as bolsas de estudo para alunos carentes. Além disso, contamos com os associados e amigos que contribuem de outra forma: com seu tempo, atendendo voluntariamente aqueles que, em suas áreas, precisam de ajuda.

Quais os projetos do Instituto que já estão em operação?

Dois eventos já estão agendados, um simpósio e um lançamento de artigos publicados. Além disso, alguns voluntários já estão atuando, em consultas médicas ou assistência jurídica gratuita, e alguns convênios já estão em andamento para selecionar alunos carentes que precisem de reforço escolar. Até o fim do ano, pretendemos selecionar o primeiro estudante beneficiário de uma bolsa de estudos em uma faculdade de direito conveniada.

Quais são as perspectivas do Instituto?

Ampliar e aprimorar. Queremos aumentar o número de associados, de voluntários e de doações, para assim podermos ampliar a gama de serviços sociais ofertados, o número de alunos carentes atendidos, de entidades conveniadas e de bolsas de estudo. Além disso, nossa meta é aprimorar a qualidade dos eventos e publicações que realizamos.

Como posso ajudar o Instituto?

Quer ser voluntário? Fazer uma doação em dinheiro? Toda ajuda é bem vinda, não somente em dinheiro, mas também como voluntário no atendimento a carentes, na campanha de natal, com material escolar, roupas e livros para doação, com envio de textos e artigos para publicação e até com um pouco do tempo de cada um para a organização do Instituto.

Como faço para me associar?

Basta entrar em contato conosco, seja pessoalmente, por telefone ou pelo e-mail (institutomlp@gmail.com).

Mesmo que a ajuda seja pequena, uniremos forças para ajudar muitas pessoas.

Desde já, nosso MUITO OBRIGADO.